Ebook vs Livros

Já faz um tempo que os livros digitais ou ebooks começaram a serem produzidos e vendidos, mas certos preconceitos também surgem. E eu vou tentar analisar isso como eu vejo.

Sou uma garota de 24 anos que ainda mora com os pais e que não trabalha. Moramos numa casa alugada porque a única casa no nome de minha mãe não caberia todo mundo. Porque estou falando de mim? Porque a maioria dos brasileiros vivem em condições similares ou piores e para entendet o posicionamento de literatura na sociedade brasileira, é primeiro necessário conhecer o povo brasileiro.

Então, contando tudo que eu disse logo acima, eu tenho que sempre planejar as minhas leituras nos conformes do meu bolso.

Eu falo em inglês e percebi logo de cara que há uma enorme diferença entre um americano ou europeu comprando livros, em relação aos leitores brasileiros fazendo o mesmo.

É verdade que não moro em uma cidade enorme, mas também não cidadezinha ou roça. Mas os únicos livros realmente atualizados estão localizadoa em poucas livraria onde essas estão estratégicamente (ou não) localizadas em Shoppings. E convenhamos, tudo em shopping é mais caro. Inclusive um sunday e vc nem tem direito a escolha de sabor.

Os livros nas estantes das livrarias não são lá grande coisa para quen realmente acompanha as novidade em livros. Lógico que os preços também não são nada convidativos.

Mas porque os livros são tão caros? Eu e vocês sabemos que o Brasil é campeão apenas em coisas que nós não queremos que ele seja. Tipo: o país com os eletrônicos mais caro, o país com uma grande poluíção, o país com a maior corrupção, maior inflação, maior taxa de importação e assim por diante. O Brasil a meu ver também possui os livros e os ebooks mais caros também.

Como eu sei disso? Por eu sempre acompanhar os lançamentos de livros internacionais, eu também tenho contato com seus valores e qual é a diferença de custo de um best seller e um livro de autoria idependente e desconhecida.

Os valores dos livros dificilmente ultrapassam o valor de 20 dólares para uma cópia fisica em capa comun e para a capa dura o valor só é um pouco superior a isso. Nada que atrapalhe os bolsos americanos. Mas para aqueles que procuram praticidade e outras vantagens em adquirir uma cópia digital, o valor é completamente diferente. Este pode variar desde gratuito até um falor máximo de 10 ou 12 dólares. Praticamente a metade do valor da cópia física.

Vocês não tem ideia de quantos livros eu já adquíri sem pagar absolutamente nada ou até uns três reais. Muitos autores colocam livros incríveis em promoções inacreditáveis para comemorar algum tipo de novo lançamento ou até mesmo aniversário de alguma série ou personagem. E muitos livros iniciais de série são perpetuamente gratuitos. Se você quer ter uma ideia, vai lá na aba de livros gratuitos no meu blog mesmo e olhe quantos livros eu coloquei nessa lista e com certeza tem muito mais, eu só exibi os que são interessantemente relacionados com as demais leituraa minha no blog.

Então para alguém que sabe inglês e quer ler alguma coisa sem gastar muito dinheiro, a melhor coisa é vasculhar os livros estrangeiros no amazon, smashwords ou Kobo. A livraria cultura também é uma boa para brasileiros que querem comprar sem cartões de crédito, por essa ser uma livraria que tem parceria com a kobo. É por isso que meu blog possui primordialmente links destes sites.

Se você ainda está aprendendo ou quer ensinar alguma criança, há também uma lista enorme de livros infantis que você pode adquirir gratuitamente ou com preços baixos. A maioria é baratinho mesmo. Eu ainda não tenho uma lista de livros infantis no meu blog. Mas talvez poderia colocar.

Mas o que realmente quebra os brasileiros são os valores desses mesmos livros (ou os poucos que são traduzidos) aqui no nosso país. Um livro que você poderia pagar menos de 10 reais antes de ser traduzido, você teria que pagar mais de 15 reais, para um livro menos popular e mais 20 reais em um que seja best seller. E mesmo que você fosse comprar a versão original, essa sairia ainda mais cara por ser considerada importada. Como assim livro importado digital?? O livro nem tem que passar em alfândega nenhuma e do nada ele tem inflação?? Acredite nós somos roubados com força nisso e acaba que nós ou temos que pagar essa diferença de valor absurda ou temos que procurar os livros em outra loja virtual que não altere os valores digitais.

Eu sempre vi os livros digitais como um avanço tecnológico por permitir que qualquer pessoa tenha acesso a livros de qualquer lugar e permitir valores e espaço físico reduzidos para aqueles que tem impecilhos em colocar uma estante em casa (como eu). Além do mais livros são repletos de páginas, que são papéis que por sua vez são produzidos a partir das árvores, e acredito que em outros países isso tenha ajudado a diminuir desmatamento.

Porém no Brasil essa realidade é outra: aqui os livros digitais possuem pouca diferença de custo em comparação com um livro físico. Isso se não for contar os ebooks que possuem o mesmo preço ou são mais caros que as cópias físicas. Então me diz, se você tem trinta reais em mãos e vê um livro que custa 18 reais em capa comum e esse mesmo livro custa 22 em versão digital. Qual você compraria? Entende o que eu digo? Não há vantagens em comprar ebooks no Brasil. Na verdade é até contra-produtivo.

É isso que eu não entendo em nosso país. O governo, as escolas, até mesmo os pais tentam incentivar as crianças a leitura, e depois o que? Dizer pra elas que não tem condições de bancar as leituras? No Brasil nem bibliotecas decentes temos, aonde que as crianças vão ler? Eu sou amante de livros sim, mas só comecei a ler muitos livros de fato quando os ebooks surgiram e coloquei meu inglês em pratica nessas leituras, eu nunca teria dinheiro e espaço para exibir todos os livros que já li em uma estante.

É por isso que estou tentando fazer uma agenda legal para traduzir alguns dos livros que já li, que são bons, baratos e pouco reconhecidos dentro e fora de seu país de origem. Quero incentivar a venda de cópias digitais desses livros, incentivar a leitura e quem sabe mais pessoas comecem a aprender outros idiomas ou até me ajudarem quebrar barreiras e impedir que sejamos explorados por valores absurdos de coisas de bem.

Comments

Popular posts from this blog

Review: Hidden: A Crossroads Tale

The Soul Healer by Melissa Giorgio

Review: Touched by Grace